Já é hora da sua empresa utilizar um sistema de telefonia IP (VoIP/Asterisk)?

Telefonia IP VoIP

A estrutura de telefonia fixa/analógica é uma estrutura de comunicação que já funciona há mais de cem anos. No entanto, muitos problemas foram reportados no decorrer desses anos de serviço. Entre os principais problemas reportados estão:

  • cobrança indevida;
  • serviço não fornecido;
  • telefone mudo;
  • linha cruzada;
  • ligações não completadas ou demora para completar;
  • qualidade insuficiente;
  • ruídos;
  • eco.

A verdade é que, com esses problemas de desempenho e a grande demanda pelos serviços de comunicação, a telefonia fixa não é mais adequada para atender as nossas necessidades, especialmente no meio empresarial. Abaixo mostramos algumas alternativas de sistemas de telefonia IP, serviços baseados em internet.

Telefonia Digital (VoIP)

As linhas telefônicas analógicas possuem um sistema de chaves e relês, que geram ruídos, enquanto as linhas telefônicas digitais trabalham com circuitos integrados que não geram ruídos. Com o avanço da informática e da internet, a telefonia evoluiu, e hoje nós temos a tecnologia VoIP, que é o casamento entre a informática e a telefonia.

O VoIP permite transmitir voz pela internet. Você faz ligações pela internet, usando um software no computador, smartphone ou um aparelho telefônico fixo VoIP. Na telefonia VoIP, as redes IP, permitem que cada ligação, possa encontrar o caminho mais eficiente para chegar a um determinado destino, utilizando, desta maneira, os recursos da rede Ethernet de uma forma mais eficaz.

Isso é possível devido à rede de comunicação de dados que já está em uso pelos computadores. Não é necessário distribuir uma rede específica para o VoIP na empresa ou residência, porque ela já existe. Isso faz com que o custo para adotar a infraestrutura para a telefonia digital seja mínimo.

Asterisk

Todas as empresas querem atender seus clientes de forma eficiente e isso gera a necessidade de pontos de atendimento telefônico (um canal de atendimento a mais que a empresa oferece, além do e-mail, chat, etc.)

As necessidades com relação a telefonia são melhor atendidas ao implantar um software chamado Asterisk, que substitui o antigo sistema de PABX analógico. O Asterisk, é instalado em um computador/servidor que vai assumir todas as funções do seu antigo PABX analógico, e ainda agregar mais recursos e vantagens que o antigo PABX não possuía.

Com o Asterisk, cada usuário possui uma interface via software, com varias facilidades, por exemplo:

  • Envio de SMS;
  • Caixa Postal com áudio enviado para o e-mail;
  • As ligações entre os ramais não tem custo, mesmo o usuário estando fora do escritório;
  • Gravação de ligações;
  • Tarifador com gráficos e relatório de custo;
  • A configuração é via web, e pode ser feito de qualquer lugar do mundo;
  • Sistema Call Center com URA, pausa de chamadas, etc.

Além de todas as vantagens de um PABX analógico, o Asterisk – também conhecido como PABX IP – possui outra grande vantagem que está relacionada ao custo. A infraestrutura necessária já esta praticamente pronta, porque o Asterisk vai funcionar em um computador/servidor que você já possui. Basta instalar o software Asterisk e configura-lo.

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